quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Dom Alberto Taveira é nomeado arcebispo de Belém


O assessor espiritual da RCC do Brasil, Dom Alberto Taveira, acaba de ser nomeado arcebispo de Belém/PA. Confira a nomeação traduzida do italiano:
O Santo Padre nomeou o arcebispo de Belém do Pará (Brasil), Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Palmas agora.
Dom Alberto Taveira Corrêa nasceu em Nova Lima, Arquidiocese de Belo Horizonte/MG, dia 26 de maio de 1950. Ele frequentou a escola primária e secundária no Seminário Menor Arquidiocesano e da teologia e da filosofia no Seminário Maior de Belo Horizonte.
Foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1973. Após a ordenação, foi pároco de Nossa Senhora do Pilar, em Nova Lima, capelão do hospital local, 1978-1984 reitor do Seminário Maior de vocações e, simultaneamente, de coordenação pastoral, membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Aconselhamento e posteriormente Freguesia São Geraldo, então pastor da Igreja do Senhor Bom Jesus de Bonfim e Santo Antônio de Vargem Alegre, Vigário de Foraneo Forani São Caetano.
Nomeado Bispo Titular de Sinnipsa e Bispo Auxiliar de Brasília, em 24 de abril de 1991, recebeu a ordenação episcopal em 06 de julho desse ano. Em 27 de março de 1996, foi nomeado Arcebispo de Palmas.
Tarefas concluídas como Bispo: Vice-Presidente do Conselho Municipal da Fundação Populorum Progressio, desde 1998, Assistente Nacional RCC - Renovação Carismática Católica do Brasil e membro da Comissão Episcopal da DEVYM (Departamento Vocaciones y Ministerios) CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano) (1995-1999), membro da comissão de textos litúrgicos da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e membro do Conselho Permanente da CNBB, Presidente do Centro Regional Oeste (2003-2007); Delegado da V Conferência Geral do CELAM (2007).
---
Mais nomeações
Hoje (30), foram nomeados pelo Santo Padre bispos para outras quatro dioceses do Brasil:
Para Goiânia (GO), como auxiliar, vai Padre Waldemar Passini Dalbello, do clero da Arquidiocese de Brasília (DF), atual reitor do Seminário interdiocesano da capital goiana. Filosofo e teólogo, o hoje nomeado Dom Waldemar é também engenheiro eletrônico, formado pela Universidade Federal de Goiás.
Nascido em 6 de junho de 1966 em Anápolis, foi ordenado sacerdote em Brasília, em 1994. Dentre suas inúmeras tarefas, colabora com a Nunciatura Apostólica e ensina Sagrada Escritura no Instituto “Santa Cruz” de Goiânia.
Também São Paulo recebe um novo bispo auxiliar: o Padre Edmar Peron, do clero de Maringá/PR, cidade da qual é nativo. Até agora, era reitor do Seminário arquidiocesano “Santíssima Trindade”. Após estudar também em Londrina e Roma, foi ordenado e encardinado em sua diocese, onde desempenha diversas funções.
Na capital paulista, o novo bispo Dom Edmar substitui Dom Pedro Luiz Stringhini, nomeado pelo Santo Padre como bispo titular de Franca, no estado de São Paulo.
Dom Pedro Luiz nasceu em 1953 em Laranjal Paulista, Arquidiocese de Botucatu. Estudou filosofia e teologia, letras na Faculdade Anchieta de São Paulo (1972-1974) e obteve a licença em Sagrada Escritura em Roma.
Desde 1980 está encardinado no clero de São Paulo, e a partir de 2001, foi auxiliar da arquidiocese. Dom Pedro Luiz é Presidente da Comissão Episcopal de Serviço da Caridade, Justiça e Paz e membro do Conselho Permanente de Pastoral da CNBB.
O Paraná cede também outro bispo ao estado de São Paulo com a transferência de Dom Vicente Costa, bispo de Umuarama, para Jundiaí.
Dom Vicente é maltês, mas a partir dos estudos de teologia viveu em Curitiba e sucessivamente em Roma, como aluno da Universidade Gregoriana. Em 1972 foi ordenado em Malta e no ano seguinte, retornou ao Brasil, para servir a Arquidiocese de Maringá.
Foi nomeado bispo auxiliar de Londrina em 1998, e titular de Umuarama em 2002.

Nenhum comentário: