quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SOBRAL RECEBERÁ A PEREGRINAÇÃO DA CRUZ DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE


Os assessores do Setor de Juventude da Diocese de Sobral, Pe. João Batista Diniz e Reinaldo, estiveram presentes no dia 12 de dezembro (segunda), em Fortaleza, no Centro de Pastoral Maria Mãe d Igreja, para participar de um encontro de formação sobre a peregrinação do ícone de Nossa Senhora e da cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O encontro foi assessorado por Pe. Antônio Ramos do Prado (Pe. Toninho), assessor do Setor da Juventude da CNBB e responsável pela peregrinação da peregrinação do ícone e da cruz da jornada que acontecerá de 22 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro.
Dentre os objetivos do encontro, promovido pela CNBB e o regional NE I, esteve o de sensibilizar os assessores das pastorais de juventude das nove dioceses do regional para a boa recepção da cruz e da jornada, tornando este momento um verdadeiro Kairos (momentos de graças) e de processo de evangelização, não só da juventude, mas de todos os povos cristãos.

No encontro foi apresentado o itinerário que os símbolos percorrerão no regional, sendo que na Diocese de Sobral, este momento ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2012. Foram dados direcionamentos acerca dos deveres de cada diocese em relação a programação, obrigações e itinerário da cruz da jornada no Ceará, bem como sugestões que contemplem a celebração, a formação e a dimensão social que a jornada comporta. O assessor nacional, Padre Toninho, também enfatizou a Pré-jornada que acontecerá de 14 a 19 de julho de 2013 no Rio, na qual participarão jovens de todo o mundo. Para ele foi muito significativo o fato de algumas dioceses terem declarado feriado os dias em que a cruz era recebida em seus territórios. Lembramos que a expectativa de participação nesta Jornada Mundial que sediada no Brasil, é de cerca de 04 milhões de jovens. O encontro que começou às 14h, e contou com a presença de Pe Denys (comunidade Shalom – Responsável pela jornada no Ceará) e de Dom José Luiz (Bispo referencial da juventude no NE I), terminou às 17h, com uma confraternização entre os participantes.
Já em clima de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, foi realizada no dia 13 de dezembro (terça), na Cúria Diocesana da Diocese de Sobral, uma reunião da Comissão Organizadora do “Bote Fé”, que será realizado em nossa Diocese de 18 a 20 de fevereiro de 2012.
O “Bote Fé” " “ está sendo promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB, em parceria com dioceses, pastorais, movimentos eclesiais, novas comunidades e tem como objetivo dinamizar a passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora no Brasil em preparação para a Jornada Mundial da Juventude de 2013. Durante a reunião, que contou com a participação de Dom Odelir José Magri, foi socializado como está a organização a nível nacional dos momentos que antecederão a JMJ no Rio em 2013, bem como os passos que devem ser dados para a acolhida da Cruz e do ícone de Nossa Senhora. O “Bote Fé Diocese de Sobral” será realizado a partir de momentos celebrativos, formativos e de ação social. Além da sede da Diocese, outras duas regiões pastorais acolherão o evento a nível regional. A Comissão continuará se reunindo para organizar a estrutura necessária para a realização do Bote fé.
Não fique de fora deste momento de evangelização junto à juventude de nossa Diocese, participe em sua paróquia dos momentos que antecederão o Bote Fé, organize sua caravana, interceda por este momento e anuncie “Em fevereiro cruz missionária chega a Sobral”. Acompanhe todas as notícias sobre o Bote Fé através do blog:
Fonte: www.botefesobral.blogspot.com

Nenhum comentário: