segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Testemunho riquissimo de Sao Ricardo - o santo de hoje.


Fiquei profundamente tocado quando li hoje um pouco sobre a vida de São Ricardo. Ele nasceu na Inglaterra, no século VII e teve três filhos. Mas o que há de interessante? É que não so ele como também seus 3 filhos foram reconhecidos pela Igreja como santos.
Ele não somente desejou ser santo como quis tambem que seus filhos o fossem.
Ele formou sua familia para Deus. Eis o destaque que faço. A cada dia de sua vida era feita uma opção pela santidade, na sua liberdade. A santidade passa pela adesão da nossa liberdade. Somos livres, somos todos chamados a canalizar a nossa liberdade para Deus, o autor da verdadeira liberdade.

Seus filhos eram: Winebaldo, Wilibaldo e Walberga. Ricardo faleceu em 722 com uma grave doença. Para os filhos, ficou o testemunho, a alegria do pai, a doação, o homem que em tudo buscou a santidade; não apenas para si, mas para os outros e para seus filhos.

São Bonifácio, parente muito próximo, convocou os filhos de São Ricardo para a evangelização na Germânia. Que linda contribuição! Walberga tornou-se abadessa; Wilibaldo, Bispo e Winebaldo fundou um mosteiro. Todos eles, como o pai, viveram a santidade.

São Ricardo foi santo no seu tempo. De família nobre, viveu uma nobreza interior, que precisa ser a de todos os cristãos; aquela que muitos podem nem perceber, mas que Deus está vendo.

Os frutos mais próximos que podemos perceber na vida desse santo são seus filhos que, assim como o pai, também foram santos. Ele quis ser santo e batalhou para sê-lo como Nosso Senhor Jesus Cristo foi, é e continuará sendo.

E pra mim, pra você, que ficou de lição? Pra mim o ser santo ganhou novo sentido com o testemunho de Sao Ricardo. Quero essa nobreza interior, ter Jesus no Centro do meu viver, no meu matrimonio, quero ser santo nas pequenas coisas, quero ser fiel ao seu mandato de evangelização a todos os povos. O testemunho de Sao Ricardo me convence de que mesmo casado eu posso ir muito mais alem na evangelização, a começar pelo testemunho na vida familiar.

Quero ser santo! E você?
Fraternalmente
Robério Cavalcante

Nenhum comentário: