sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Mais um intercessor no Céu


Faleceu o querido Pe Caetano Minette de Tillesse. E quão grande foi o seu trabalho de Evangelização. Tive a graça de conhece-lo e ficar durante um fim de semana na Nova Jerusalem num retiro vocacional. Retiro que deixou em mim marcas profundas de amor pela Palavra de Deus. Sou muito grato a Deus pelos irmãos que conheci na Nova Jerusalém.
Saudades e gratidão a Deus por este sacerdote que muito colaborou na evangelização.
Minhas orações por todos que fazem a Nova Jerusalem.

Para conhecer um pouco Pe Caetano:
Pe. Caetano Minette de Tillesse (Gaëtan Minette de Tillesse) nasceu em Neder - Ockerzeel, perto de Bruxelas, na Bélgica, aos 07/06/1925. Depois da segunda guerra mundial, entrou no mosteiro cisterciense Trapista de Orval ,Bélgica), aos 11/02/1946 e lá ficou até março de 1968, onde passou 22 anos em silêncio e oração.
Estudou Filosofia e Teologia no mosteiro. Em 1952 foi enviado a Roma para fazer licenciatura em teologia na Faculdade Gregoriana. Logo depois ingressou no Instituto Bíblico em 1956. Voltando para o mosteiro passou a ensinar Bíblia durante onze anos. No mosteiro sentiu a necessidade de intensificar toda sua experiência com o povo pobre e humilde.
Em 28/03/1968 chegou ao Brasil, onde foi acolhido no mosteiro de São Bento, Salvador. Em novembro do mesmo ano chegou em Fortaleza, bairro Pirambu (hoje Cristo Redentor). No meio dos pobres sentiu que Deus queria algo novo, uma nova forma de vida consagrada suscitada pela ação do Espírito Santo. Em 16/01/1981 fundou o Instituto Religioso Nova Jerusalém, tendo como Carisma essencial o estudo aprofundado e urgente da Bíblia.
Também naquele bairro acolheu mais de 40 crianças abandonadas, algumas deixadas na porta de sua casa. Muitas destas crianças foram por ele adotadas.
Pe. Caetano é exegeta e autor da Revista Bíblica Brasileira - RBB, onde aborda temas bíblicos.
Fonte: http://www.mbnovajerusalem.com.br/

3 comentários:

joão Cláudio disse...

quero dizer que adorei o blog. otima iniciativa de evangelização neste nosso tempo, nesta era de tecnologia e facilidade de disseminação da informação. Parabéns.. E, quanto a padre Caetano, eu também tive a graça e a honra de conhecê-lo, até mesmo ns seus últimos dias tive a graça de visitá-lo. pronto, é isso. e como disse nossa "gospa mira": MIR! ABRAÇOS.

Lucia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucia disse...

Eu tambem tive a graça de conhecer pe. Caetano,fiz retiro lá em nova Jeruzalém,vigilia.
Participei de missas.Pra mim ele é um Santo.
Fico triste de nao ter ido visita_lo qdo estava doente.
MInha primeira confisao depois de muitos anos sem confessar foi com ele. Axo q é por isso q hoje estou na renovaçao