quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ruah: O sopro do amor


Em agosto, Ministério Universidades Renovadas lançará a primeira semana missionária em caráter nacional. Agende-se e participe!

A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "alma", "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- (“soprar”). Na Vulgata, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu (רוח) RUAH)

A maior riqueza alcançada pela humanidade é a certeza do Amor de Deus. Tal amor é expresso por Jesus Cristo, que se doou completamente na cruz para a remissão de todas as iniqüidades cometidas pelos homens. “Como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou” (João 13, 1). Porém inúmeros são aqueles que não conhecendo Jesus buscam o preenchimento de seus vazios em coisas que não lhe dão a real experiência com o Amor, tornando-se cada vez mais vazios.

A universidade é o pólo social do conhecimento e da formação de opinião pública. Por lá são desenvolvidas e discutidas ideologias, são estudados conceitos e comportamentos, porém, neste oásis de conhecimento intelectual, muitos perecem por fome do alimento que nenhuma teoria ou pensamento jamais poderá saciar-lhe: Jesus Cristo.

É neste ambiente que o Ministério Universidades Renovadas (MUR) atua há 15 anos, enchendo da doutrina do amor a terra árida universitária. No desafio de evangelizar de forma inovadora nasceram vários projetos, e mais recentemente Deus suscitou por meio de um apelo de Dom Alberto Taveira, arcebispo de Palmas, Tocantins, uma ação missionária, denominada Ruah, nas universidades da cidade por ocasião do Encontro Nacional Universidades Renovadas (ENUR).

A provocação de Dom Alberto deu origem ao “Projeto Ruah”, que acontecerá pela primeira vez de 17 a 23 de agosto, consistindo em uma semana evangelizadora nas universidades de todo o Brasil, com a metodologia do Querigma (o anúncio do essencial da revelação cristã, com vista à conversão inicial), por meio de arrastões, serenatas, evangelização feita por duplas de missionários, missas, Grupos de Oração Universitários (GOUs), apresentações artísticas, aconselhamento, confissões, uma experiência de oração no final de semana e muitas outras ações.

Para Gislene Lacerda, coordenadora da comissão nacional de formação do MUR, o projeto Ruah será um verdadeiro Pentecostes nas universidades brasileiras. “Agir com compaixão para com cada pessoa que abordarmos tendo com ela uma verdadeira atitude como a de Cristo, amando-a e anunciado a ela o amor do Pai, a salvação do Filho e a efusão do Espírito de forma destemida é maravilhoso. É a verdadeira experiência de deixar o amor amar”, enfatiza.

A missão gerada pelo Projeto Ruah é um compromisso do MUR, porém, toda a RCC é convocada a participar ativamente da semana missionária, com seus líderes, ministérios e todo seu aparato, afim de que os principais pilares do movimento (Identidade, Unidade e Missão) sejam vividos de forma intensa e a ação de Pentecostes possa produzir novas sementes de conversão nas universidades.

O sopro, fruto da própria etimologia da palavra Ruah, revela a plenitude desta semana missionária, a melhor síntese para os acontecimentos de Agosto se encontram no evangelho de João 3, 8. “O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes donde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito”.

Fonte: Ministério Universidades Renovadas
www.rccbrasil.org.br

Nenhum comentário: