segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Conselho de psicologia dá ultimato de 15 dias para que psicóloga negue sua fé cristã
RIO DE JANEIRO, 17 Fev. 12 / 11:10 am (ACI)
Segundo a denúncia do site Nação Pró-família o CRP (Conselho de psicologia) do Paraná deu um prazo de 15 dias para que a psicóloga Marisa Lobo tire das redes sociais toda mídia que a vincule a sua fé Cristã ameaçando-a de cassação.
A psicóloga cristã Marisa Lobo publicou uma imagem sua em frente ao Conselho Regional de Psicologia do Paraná lendo uma Bíblia, enquanto aguardava para ser ouvida pelas fiscais do CRP deste estado, e afirmou na rede social que estava lendo “seu manual de ética” enquanto aguardava. A foto virou motivo de escândalo e Marisa recebeu ultimato do Conselho para que retire de seus perfis em mídias sociais toda e qualquer menção à sua crença pessoal de fé. Caso a psicóloga se negue a fazê-lo terá seu registro profissional cassado.
As denúncias contra ela teriam sido feitas por ativistas homossexuais e outros favoráveis à legalização das drogas. A psicóloga cristã preside o movimento “Maconha Não” que é um movimento criado para lutar contra a legalização da Maconha e de quaisquer outras drogas ou substâncias psicoativas que venham prejudicar a saúde mental, física e social do ser humano. O movimento conta com o apoio de deputados federais de todo o país.
Segundo as duas fiscais que receberam Marisa Lobo, a sua postura de declarar-se psicóloga e cristã, assumindo-a nas redes sociais, além dos seus questionamentos ao conteúdo do polêmico kit gay que seria distribuído nas escolas públicas do Brasil, supostamente feriam o conselho de psicologia por estar “induzindo pessoas a posições contrárias ao homossexualismo e a convicções religiosas”.
"Sobre a mesa colocaram Xerox de recados de twitter, o que me deixou indignada, como poderia estar sendo chamada para discutir ética, por denúncias de ateus, militantes gays, canabistas sem base legal alguma e que claramente me perseguem pelas minhas posições de direito de professar minha fé”, relata Marisa.
“Me senti perseguida, ouvi coisas absurdas, uma pressão psicológica que se eu não tivesse sanidade mental, teria me acovardado e desistido de minha fé", partilhou.
"Tentaram o tempo todo me vincular a homofobia, deixei claro que processaria todos eles, pois não sou homofóbica, nunca agredi ninguém apenas tenho minhas opiniões, que foram claramente negadas a mim pelas fiscais, me senti tolhida em meu direito de liberdade de expressão."
Segundo recolhe Nação Pró-família, as autoridades do CRP-PR disseram à psicóloga coisas como:
"Você não tem o direito, não pode se dizer Cristã e psicóloga ao mesmo tempo é ferir o código de ética."
"Você não pode dizer que Jesus cura, sendo psicóloga".
"Você não pode se dizer psicóloga e cristã, guarde sua fé pra você, não tem direito de externar para mídia".
"Você não pode dar declarações que induza pessoas a acreditar que seu Deus cura, como faz em seus sites e blogs."
"Quando questionei que estavam me pedindo para negar Deus se quiser continuar exercendo minha profissão, elas se olhavam, e diziam: Não é isso, você pode ter sua fé mas não pode externar, guarde pra você, pois está induzindo pessoas a acreditarem em você pela sua influência", relata Marisa.
"Deixei claro que não uso a religião para tratar meus pacientes, não tenho nenhuma reclamação em 15 anos no conselho, eles sabem disso. Então não estava entendendo, porque tanto código de ética. Se com meus pacientes nunca cometi um erro”.
“Sou uma cidadã livre, a constituição me dá esse direito de professar minha fé, fora do meu consultório” mas "como psicóloga não””, destacou Marisa.
"Quando disse que então seria cassada, pois não negaria minha Fé, uma delas que disse: “Você não precisa ser cassada pode abandonar a psicologia"”.
Marisa disse que não abandonaria sua profissão e recebeu do conselho a seguinte ordem: "então deixe de falar de seu Deus de sua fé."
"Eu enfrentei e disse vamos para o enfrentamento e cassação", disse a psicóloga cristã.
Marisa Lobo afirmou que tem 15 dias para tirar das redes sociais tudo que a vincule à religião, mas já avisou: “Não nego minha fé".
Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=23173
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Mensagem do Papa pela abertura da Campanha da Fraternidade no Brasil
CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012(ZENIT.org) – “Suscitar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garantir a mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável”.
Este foi o escopo da mensagem de Bento XVI enviada ao arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, em ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade 2012, sob o lema "que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Ecio 38,8).
O Papa lembrou que para os cristãos “o lema bíblico é uma lembrança de que a saúde vai muito além de um simples bem-estar corporal”.
E citou o episódio em que Jesus, antes de curar o paralítico, “perdoa-lhes os pecados, ensinando que a cura perfeita é o perdão dos pecados, e a saúde por excelência é a da alma, pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?» (Mi 16,26)
A mensagem fala da participação no mistério do sofrimento de Cristo para a salvação do mundo. Pois, «oferecendo o nosso sofrimento a Deus por meio de Cristo, nós podemos colaborar na vitória do bem sobre o mal, porque Deus toma fecunda a nossa oferta, o nosso ato de amor» (Bento XVI, Discurso aos enfermos de Turim, 2/V/2010).
Bento XVI terminou a mensagem evocando a “intercessão de Nossa Senhora Aparecida — para todos, mas de modo especial para os doentes, o conforto e a fortaleza de Deus no cumprimento do dever de estado, individual, familiar e social, fonte de saúde e progresso do Brasil, tornando-se fértil na santidade, próspero na economia, justo na participação das riquezas, alegre no serviço público, equânime no poder e fraterno no desenvolvimento, E, para confirmar-lhes nestes bons propósitos, envio uma propiciadora Bênção Apostólica”.
Maria Emília Marega
Fonte: site Zenit
sábado, 18 de fevereiro de 2012
HISTÓRIA DA CRUZ DA JMJ
A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião:
"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.
Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora na Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
O ÍCONE DE NOSSA SENHORA
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
"Hoje eu confio a vocês… o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas" (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
VEM LOUVAR E BOTE FÉ - A CRUZ PEREGRINA EM SOBRAL – RUMO AO RIO – JMJ - 2013
O VEM LOUVAR deste ano contará com uma graça toda especial – a visita da cruz da JMJ - Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora. Para melhor participarmos deste momento único para a nossa Diocese vamos conhecer algo mais sobre a cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora. A cruz Peregrina é um símbolo da fé católica, da evangelização, da união de várias nações com o objetivo de expressar redenção e fé. É o símbolo do amor de Cristo por nós e por toda a humanidade.
História da Cruz Peregrina:
Uma das primeiras iniciativas do Beato João Paulo II foi estabelecer o ano de 1983, como Ano Santo da Redenção (1950 anos da crucificação de Jesus) com o lema: “Abri as portas ao Redentor”. Como símbolo deste evento, o Papa mandou construir uma grande cruz a ser colocada ao lado do altar principal da Basílica de São Pedro. Foi então construída uma grande cruz de madeira, com 3,8 metros de altura e colocada naquele local. Inicialmente ela era conhecida como Cruz do Ano Santo ou Cruz do Jubileu. No encerramento do Ano Santo, o Papa pediu aos jovens que levassem aquela cruz para o Centro da Juventude São Lourenço, que ficava ao lado da Basílica, dando-lhes uma missão muito específica. Foram essas as palavras do Papa aos jovens:
“MEUS QUERIDOS JOVENS, NA CONCLUSÃO DO ANO SANTO, EU CONFIO A VOCÊS O SINAL DESTE ANO JUBILAR: A CRUZ DE CRISTO! CARREGUEM-NA PELO MUNDO COMO UM SÍMBOLO DO AMOR DE CRISTO PELA HUMANIDADE E ANUNCIEM A TODOS QUE SOMENTE NA MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO PODEREMOS ENCONTRAR A SALVAÇÃO E A REDENÇÃO.” (Beato João Paulo II, Roma, 22 de abril de 1984)
Aí foi traçada uma grande missão evangelizadora para os jovens: levar a cruz de Jesus Cristo como símbolo de seu amor pela humanidade e ao mesmo tempo evangelizar o mundo, ou seja, anunciar a todos que somente na morte e ressurreição de Jesus Cristo é que podemos encontrar a salvação e redenção. Os jovens do Centro São Lourenço levaram-na para lá e começaram, desde 1984 a organizar peregrinações dessa cruz por todas as partes: Europa, Américas, Àsia, Àfrica, Austrália.
Esta cruz passou a simbolizar a peregrinação que vai dos preparativos das JMJs até os eventos conclusivos. Representa a união dos jovens católicos, a união com o Papa, com a Igreja e com todo o mundo. Representa a redenção, nossa salvação e a ressurreição.
Em 1985 a Nações Unidas tinha proclamado o Ano Internacional dos Jovens, porém quem o realizou foi o Papa João Paulo II. No domingo de Ramos deste ano reuniu 300.000 jovens na Praça de São Pedro, em Roma e lá estava a Cruz dos Jovens. No final deste ano o Papa anunciou que iria realizar anualmente um Dia Mundial da Juventude, sempre no domingo de Ramos. Foi em Buenos Aires que se realizou o primeiro destes encontros, em abril de 1987. Foi o primeiro fora da Europa. Nos anos subseqüentes essa Cruz acompanhou a juventude por diversas partes do mundo.
No ano 2000, a peregrinação dessa cruz continuou pela Itália. Ela foi levada a pé nos ombros de 200 jovens de Mântua para Roma, onde, em pleno ano do jubileu do novo milênio, foi aberta a 15* JMJ na Praça São Pedro.
Em 2003, ao lado do grande símbolo da cruz, o Beato João Paulo II, entregou aos jovens um outro grande símbolo: o ícone de Nossa Senhora. Ela sempre acompanha a Cruz para que os jovens sintam também a presença materna da Mãe de Jesus junto deles. O Filho de Deus não vem sozinho, junto, vem Maria, presença materna, testemunho de entrega, Mãe de Deus, representada pelo Ícone de Nossa Senhora.
“HOJE EU CONFIO A VOCÊS... O ÍCONE DE MARIA. DE AGORA EM DIANTE ELE VAI ACOMPANHAR AS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE, JUNTO COM A CRUZ. CONTEMPLEM A SUA MÃE! ELE SERÁ UM SINAL DA PRESENÇA MATERNA DE MARIA PRÓXIMA AOS JOVENS QUE SÃO CHAMADOS, COMO O APÓSTOLO JOÃO, A ACOLHÊ-LA EM SUAS VIDAS”. (Roma, 18* Jornada Mundial da Juventude, 2003)
Em agosto de 2011, a grande Cruz da Juventude, após percorrer as Dioceses de Espanha e Portugal, esteve em Madri para a abertura da 24* JMJ que se realizou de 16 a 21 de agosto. E então, foi a vez do Brasil recebê-la para que peregrine entre nós, até a realização da JMJ em 2013. Ela já percorreu os regionais Sul 1, Leste 2, Nordeste 3, Nordeste 2 e agora chega ao regional Nordeste 1 onde está a diocese de Sobral.
Num tempo em que, na Europa e também no Brasil, o cristianismo e principalmente a Igreja Católica, é hostilizada e muitos, em nome de uma mal entendida liberdade religiosa, pretendem retirar os crucifixos dos espaços públicos, é uma sadia provocação que esta cruz dos jovens, de grandes dimensões, esteja presente ostensivamente, em nosso meio como testemunho vivo da fé cristã.
ENTENDENDO O BOTE FÉ SOBRAL
Entre os dias 18 a 20 de Fevereiro de 2012 a nossa Diocese de Sobral estará celebrando o BOTE FÉ SOBRAL, ou seja, a vinda dos símbolos (Cruz e Ícone de Nossa Senhora) da Jornada Mundial da Juventude. A diocese de Sobral será a primeira diocese do Ceará a receber os símbolos da JMJ. A cruz e o ícone de Nossa Senhora chegarão à Paróquia de São Sebastião do Ipu, Região de Santa Quitéria, no dia 18 de fevereiro de 2012. No dia 19/02 será a vez da Paróquia São Manuel do Marco(até as 17h), Região do Acaraú. No dia 19(a partir das 18h) e dia 20/02 será a vez da cidade de Sobral e Região Sede. Para cada um destes locais está sendo preparado o evento chamado BOTE FÉ com cantores, celebrações, formação, testemunhos e várias outras iniciativas e atrações, para envolver a juventude e também os adultos e crianças. Através da Rádio Educadora do Nordeste, Sobral, você poderá acompanhar toda a programação e informações deste evento no Programa Bote fé, toda quinta-feira das 10h às 11h.
Como deve estar o coração dos membros da Comunidade Rainha da Paz neste VEM LOUVAR e no evento BOTE FÉ? Como fica o nosso coração, ao saber que a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, idealizados pelo baluarte da Comunidade Católica Rainha da Paz, o Beato João Paulo II, visitam a cidade de Sobral? Tocaremos aquela Cruz como quem toca as mãos de João Paulo II que com certeza tocaram aquela cruz. A seguiremos adorando o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A Cruz Peregrina será para nós sinal de salvação, de vida, de redenção para todos aqueles que crêem em seu nome. Na cruz, Cristo conheceu os maiores sofrimentos do mundo. Quando sofremos, Cristo está muito perto de nós. Confiemos a Ele os nossos sofrimentos. Ele os levará consigo e nos aliviará.
É com alegria e esperança que acolhemos a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora em nossa Diocese. Que a entrega da cruz e do Ícone de Nossa Senhora aos jovens seja ocasião de aprofundamento da fé e de reconciliação para milhões de jovens em todo o mundo.
UM VEM LOUVAR E UM BOTE FÉ CHEIOS DE COMPROMISSO COM A EVANGELIZAÇÃO QUE É MARCA DO NOSSO CARISMA!
Tásia Maria Montenegro Santiago
Fundadora e Moderadora Geral
Assinar:
Postagens (Atom)